domingo, 7 de julho de 2013

Funções e uso da tecnologia na educação

FICHAMENTO
VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.
Resumo:
O texto em questão chama a atenção para a importância do uso da tecnologia no trabalho pedagógico; faz uma diferenciação entre dados, informações e conhecimento. Relembra que o conhecimento é uma produção da mente humana. Mostra a importância da interação no trabalho pedagógico, sobretudo pela prática e diz que o isolamento do trabalho do professor em sala de aula atrapalha o desenvolvimento da cultura de colaboração e indica que o gestor pode contribuir como mediador para que essa interação aconteça. Sugere um modelo de implantação de sistemas de TI nas escolas.
Citações principais do texto:
“Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula” (pág.1).
“Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (pág. 1).
“Já a informação... é uma mensagem” (pág. 2)
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que dados e informação... ou seja, para produzir conhecimento é necessário que haja mente que trabalhe.” (pág. 3)
“Então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir  constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado.” (pág. 5)
“A prática de trabalho dos professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobremaneira a criação de uma cultura de colaboração. Por isso há a necessidade do gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários.” (pág. 6)
Comentários:
O conhecimento é uma produção da mente humana que trabalha e articula ideias, pensamentos, dados e informações. Esses conhecimentos são produzidos em especial nas interações que os seres humanos estabelecem entre si. O uso da tecnologia pode facilitar muito o trabalho do gestor e do professor no ambiente escolar e pode contribuir de maneira decisiva para o aprendizado do aluno e ser um diferencial na produção de dados, informações e conhecimentos. Contudo para que a efetivação do uso das TI nas escolas e em sala de aula possa ocorrer, o professor e o gestor devem conhecer e dominar essas tecnologias e deve-se criar condições para que as TI sejam acessíveis aos alunos. Deve-se desenvolver no ambiente da escola, em especial entre os professores, uma cultura da colaboração, onde a interação entre as diversas práticas de trabalhos e os diversos conhecimentos sejam compartilhados. O estímulo para que essa colaboração entre os professores e outros funcionários da escola ocorra pode e deve partir da atitude do gestor escolar.
Questionamentos.
1)    Por que tantos professores e gestores ainda resistem em conhecer e usar as TI na escola?
2)    O que o professor e o gestor “ganham” quando se omitem em melhorar o trabalho e o fazer pedagógico na escola?
3)    Por que as pessoas, hoje em geral, estão tão isoladas em seus mundos? Quando todos ganham na interação e na partilha de bons valores, bons conhecimentos e experiências?
4)    Como criar um ambiente favorável nas escolas para o uso genuíno e contínuo das TI?

5)    Como usar o conhecimento e o maquinário (smartphones, tablets, notebook, etc.) dos alunos em TI e TIC para estimular o seu aprendizado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário